Hoje, 1º de abril, das 14h às 17h, acontecerá, em Brasília, a mesa de debates "Letramento Midiático-Informacional Crítico através da Cultura", reunindo especialistas de diversas áreas para uma discussão aprofundada sobre a relação entre informação, cultura e educação.
A mesa faz parte do evento de inauguração de um projeto inédito em Brasília, o Enacin/Ibict/Criar Jogos, que oferece cursos para jovens a partir dos 12 anos de idade. Lotado no CED 15 de Ceilândia, o polo vai oferecer 100 vagas presenciais para alunos da instituição. Além de mais trezentas vagas para o curso online, destinado aos alunos externos interessados na formação em desenvolvimento de jogos digitais.
O evento
Priscila Seixas, presidente do Instituto Burburinho Cultural, realizadora do Criar Jogos, explica que o evento será uma importante plataforma para discutir como o letramento midiático e informacional pode ser promovido por meio da cultura, contribuindo para uma sociedade mais consciente e crítica em relação à informação que consome.
Para Ricardo Pimenta, Coordenador de Ensino e Pesquisa em Informação para a Ciência e Tecnologia do Ibict, a parceria fortalece a formação cidadã de jovens. “O Criar Jogos no Distrito Federal é especial pois é fruto de uma parceira entra o Instituto Burburinho cultural e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) com sua Escola Nacional de Informação (Enacin). Vamos atingir uma parcela significativa da sociedade e promover a literacia midiática e digital, além de discutir temas como desinformação, abordagens cidadãs para o público jovem”, afirma.
Com o enfoque sobre o tema “Letramento Midiático-Informacional Crítico através da Cultura”, a discussão busca oferecer um diálogo interdisciplinar sobre as possibilidades da promoção da educação crítica, a partir do uso das mídias, e da informação por meio da cultura.
A mesa de debates, que acontecerá no Auditório da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), Campus Norte, contará com participações de:
*Priscila Seixas da Costa - doutora em Mídia e Cotidiano, mestre em Ciência da Arte e bacharela em Produção Cultural. CEO e uma das fundadoras da Burburinho Cultural, também exercendo o papel de presidente do Instituto Burburinho Cultural, Priscila desenvolve projetos inovadores nas interseções entre Cultura, Comunicação e Educação.
*Ricardo Medeiros Pimenta – bolsista de produtividade 2 do CNPq e pesquisador titular do Ibict. Atua no Ibict como Coordenador de Ensino e Pesquisa em Informação para a Ciência e Tecnologia (COEPI). Dirige a Escola Nacional de Informação (Enacin) do Ibict e desempenha a função de Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa junto à CAPES.
*Talita Figueiredo – jornalista e pesquisadora, mestre em Ciência da Informação. Atua em pesquisas sobre competência crítica em informação, desinformação e cidadania digital, com foco especial em educação midiática para crianças.
*Márcia Azen – publicitária e pesquisadora, mestra em Ciência da Informação, atualmente doutoranda no PPGCI/IBICT-UFRJ e bolsista da FAPERJ. Tem experiência em pesquisa sobre organização da informação e comunicação digital.
*Michelli Pereira da Costa – doutora e mestre em Ciência da Informação, com bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como professora na Faculdade de Ciência da Informação da UnB. Coordena os projetos "Comunica Mulher: serviço de informação para o enfrentamento da violência contra as mulheres" e "Acervo Digital Memorial Paulo Freire" que alinhado aos princípios das humanidades digitais, desenvolve o Portal e a biblioteca digital dos Fóruns de EJA do Brasil.
*Leandro Oliveira – economista e cientista político, integrante da carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal, há mais de cinco anos dedica-se à gestão pública cultural e de economia criativa.
*Sobre a Enacin
A Escola Nacional de Informação (Enacin) é um projeto no âmbito da Coordenação de Ensino e Pesquisa em Informação para a Ciência e Tecnologia (COEPI), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa di Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
*Sobre o Criar Jogos
O Criar Jogos é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto General Motors, Núclea e Grupo Boticário, e realização do Instituto Burburinho Cultural, do Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia (Ibict), da Escola Nacional de Informação (Enacin) e do Ministério da Cultura (MinC).
*Serviço*
*Criar Jogos - polo Brasília: Mesa de debate Letramento midiático-informacional crítico através da cultura*
*Quando:* 1º de abril de 2025, das 14h às 17h
*Onde:* Auditório da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), Campus Norte
*Endereço:* St. de Habitações Individuais Norte CA 2 - Lago Norte, Brasília/DF, próximo do 24° BMP da Universidade do Distrito Federal
*Inscrições e vagas para o curso online no site:* www.criarjogos.com.br
*Acompanhe o projeto pelo Instagram:* @criar.jogos | @ibict
Mín. 19° Máx. 29°