Em sessão solene, aberta ao público, marcada para amanhã, dia 9 de abril, às 9h, no Plenário do Senado Federal, o Congresso Nacional vai prestar homenagem ao centenário de nascimento do empresário Edson Queiroz. A iniciativa é do senador Eduardo Girão (NOVO/CE) e da deputada federal Fernanda Pessoa (UB/CE) e reconhece a contribuição do homenageado ao desenvolvimento do Ceará e do Brasil.
Nascido em 1925 no município de Cascavel, interior do Ceará, Edson Queiroz construiu, ao longo de pouco mais de três décadas, um dos maiores conglomerados empresariais da região Nordeste: o Grupo Edson Queiroz. Sua trajetória empreendedora teve início em 1951, com a compra de uma distribuidora de gás de cozinha em Fortaleza.
O negócio prosperou rapidamente e originou a Nacional Gás, uma das líderes do setor no país. Em 1959, a empresa foi responsável pela inauguração do primeiro terminal oceânico de gás do Nordeste. A partir daí, Queiroz expandiu os horizontes do grupo empresarial com investimentos em novos setores.
Na década de 1960, o empresário ingressou no campo da comunicação com a criação do Sistema Verdes Mares, que se consolidou como um dos principais veículos de mídia da região. Em 1979, ampliou a atuação da empresa ao adquirir a marca Indaiá e, posteriormente, consolidar a Minalba Brasil no mercado de bebidas e consumo popular.
A atuação de Edson Queiroz também se destacou na indústria com a fundação da Esmaltec, empresa nacionalmente reconhecida pela produção de fogões e bebedouros. Com isso, o grupo passou a operar de forma diversificada nas áreas de energia, comunicação, alimentos e indústria.
Além da atuação empresarial, Queiroz investiu na educação. Em 1973, criou a Universidade de Fortaleza (Unifor), a primeira instituição privada de ensino superior do Ceará, mantida pela Fundação Edson Queiroz. Atualmente, a universidade já formou mais de 130 mil profissionais e concedeu quase 10 mil títulos de mestrado, doutorado e MBA.
A Unifor foi eleita em 2024 a melhor universidade particular do Norte e Nordeste por rankings internacionais e nacionais, como Times Higher Education (THE), Quacquarelli Symonds (QS) e Ranking Universitário Folha (RUF). Também figura como a instituição particular mais sustentável da região, segundo o QS World University Rankings Sustainability 2025.
O senador Eduardo Girão, um dos autores da homenagem, relembrou a convivência com o homenageado. “O Edson Queiroz é um conterrâneo que eu tive a oportunidade de conhecer pequeno, porque era amigo do meu pai. Pessoa muito à frente do seu tempo”, afirmou. “Queiroz é um empreendedor que gerou milhares de empregos por sua ousadia, talento e obstinação em fazer da sua terra um celeiro de oportunidade. Ele permanece vivo no coração dos cearenses, até hoje, por ser um homem de vanguarda”.
A deputada Fernanda Pessoa também destacou o legado do empresário. “Mais do que justa essa homenagem ao empresário e chanceler Edson Queiroz. O legado deixado por ele em diversos setores como energia, distribuição de gás, comunicação e principalmente na educação, faz do chanceler Edson, um dos homens mais importantes para o desenvolvimento do estado do Ceará e, porque não, do Brasil”, declarou.
Edson Queiroz faleceu em 1982, aos 57 anos, no maior acidente aéreo da história do Brasil, o voo VASP 168, que vitimou 137 pessoas. Apesar da morte precoce, seu legado permanece presente por meio das empresas e instituições que fundou.
Atualmente, o Grupo Edson Queiroz mantém a atuação em quatro áreas de negócios e emprega cerca de 9 mil colaboradores. As marcas do grupo estão presentes em mercados nacionais e internacionais, mantendo o foco na inovação e sustentabilidade.
Sobre o Grupo Edson Queiroz
O grupo empresarial é composto pela Minalba Brasil (alimentos e bebidas), Nacional Gás (energia), Sistema Verdes Mares (comunicação) e Esmaltec (eletrodomésticos). A diversidade de atuação reflete a visão do fundador, que enxergava oportunidades em múltiplos setores da economia.
*SERVIÇO
A sessão solene de homenagem ao centenário de Edson Queiroz será aberta ao público.
Data: 09/04/2025, às 9 horas
Local: Plenário do Senado Federal
Mín. 19° Máx. 29°