Por muitos anos, o axé foi associado à geração 30+, que cresceu ao som de Bell Marques, Banda Eva, Durval Lelys, Ivete Sangalo, Timbalada e tantos outros nomes que dominaram os carnavais e micaretas pelo país. Mas esse cenário está mudando. Nos últimos anos, uma nova geração — formada por jovens na casa dos 20 e poucos anos — tem se rendido à batida contagiante da música baiana. Em Brasília, por exemplo, o fenômeno se confirma com o crescimento expressivo do público jovem no Festival Micarê 2025, que aconteceu no último final de semana, 2 e 3 de maio.
“Minha família também sempre curtiu a Micarê, mas posso dizer que meu amor pelo axé veio mesmo por conta própria. Estive nas três últimas edições e todas foram incríveis. Sem dúvida, estarei na próxima — pronto pra curtir mais um show inesquecível do Durval e do Bell”, conta Pedro Mabel, 20 anos, estudante universitário, que foi pela terceira vez ao festival com um grupo de amigos.
Paulo Brito, Guilherme Carneiro, Victoria Marra, Maria Antônia Demartini, Pedro Mabel, Maria Clara Tavares, Lorena Moura, Marina Zakarewicz e Marcela Paranhos |
Segundo os organizadores, cerca de 20% do público desta edição tinha menos de 30 anos — número que deve ser ainda maior em 2026. “A gente percebe que o axé está virando trilha sonora de uma nova juventude, que busca experiências mais vivas, mais intensas. É um público que talvez não tenha vivido os anos de ouro do axé, mas que se conecta com a energia, a dança e a celebração coletiva que só esse ritmo proporciona”, explica Rodrigo Verri, da Verri & Verri Produções, uma das empresas responsáveis pelo evento.
A aposta em um line-up que une ícones da velha guarda com novos artistas como a dupla Rafa & Pipo tem sido uma das estratégias para atrair esse novo público. Neste ano, nomes como Bell Marques, Durval Lelys, Timbalada, Banda Eva, Xanddy Harmonia, Tomate, Rafa & Pipo e Tuca Fernandes embalaram os dois dias de festa com sucessos atemporais e canções mais atuais.
Além da música, a experiência como um todo tem sido pensada para dialogar com os hábitos dos jovens: decoração mais instagramável, estrutura de festival, presença de influenciadores como Pati Guerra, que tem 766 mil seguidores, e uma comunicação digital intensa ajudaram a consolidar a Micarê como mais do que um evento — mas como um movimento de cultura e nostalgia para uma geração que gosta de viver o presente com referências do passado.
Ana Teresa Ribeiro, Ana Luiza Barjud , Gabriela Mendes , Rafaela Ramos, Ana Luiza Berto, Manuela Pinheiro, Davi Barjud e Isabela Verri |
“Esse não foi meu primeiro evento de axé — já fui a vários blocos e festas, inclusive no Carnaval de Salvador, onde me apaixonei de vez pelo gênero. Sempre que tem Micarê, eu faço questão de estar lá pra viver essa energia contagiante e esse clima de alegria que só o axé proporciona. A gente quer dançar junto, suar, gritar. É diferente de tudo”, afirma Pedro.
Para a universitária Marcela Paranhos, de 20 anos, a proposta de reviver o clima do Carnaval de Salvador fora de época, com trio elétrico e muita folia, é simplesmente irresistível. “É isso que me faz querer ir sempre. Meus pais também adoram — eles dizem que lembra a época em que tinham pique para encarar o Carnaval de Salvador, mas agora com toda a comodidade e estrutura que um festival como esse proporciona”, conta.
O festival recebeu público recorde, cerca de 30 mil pessoas, com milhares de foliões vindos de diversas partes do Brasil e do mundo — incluindo foliões da Costa Rica e muitos jovens que, mesmo sem saber, já estão escrevendo o novo capítulo da história do axé.
André Igreja, Aloísio Portela, João Verri, Pedro Bergamo e Guilherme Rinaldi |
A realização é uma parceria de peso entre empresas experientes do setor de entretenimento da capital: Verri & Verri, U Piano Entretenimento, Medley Produções, GT10 Produções e Backstage Brasil foram os responsáveis por proporcionar um evento impecável em cada detalhe — da organização à limpeza, da segurança à logística, da música à sustentabilidade.
Divulgação Festival Micarê |
Divulgação Festival Micarê |
Divulgação Festival Micarê |
Divulgação Festival Micarê |
Mín. 15° Máx. 25°