A conscientização ambiental e ecológica é uma importante ferramenta para a promoção de uma mudança concreta nas ações cotidianas em busca de um meio ambiente harmônico e habitável. Refletir sobre o nosso papel na preservação do planeta é fundamental para a garantia de um presente e um futuro mais sustentável e, ao mesmo tempo, um grande desafio.
Nos últimos tempos, a importância da causa ambiental se intensificou ainda mais devido ao aumento na ocorrência de eventos climáticos extremos, na degradação e desertificação dos territórios, na redução da biodiversidade, na escassez de recursos, no aumento da insegurança alimentar dentre tantas outras situações urgentes e emergentes que ameaçam o meio ambiente e fragilizam a vida humana.
Diante desse cenário, o envolvimento dos jovens e adolescentes nesse movimento de conscientização é uma grande oportunidade de renovar nosso compromisso ético com a Terra e um passo fundamental no despertar de uma geração consciente, solidária, sensível e atuante.
Nesse contexto, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, representam um marco importante na promoção de uma agenda global voltada para o desenvolvimento sustentável, incluindo a conscientização ambiental como um de seus pilares centrais.
Por meio de projetos e vivências acadêmicas norteados pelos ODS conseguimos despertar um olhar mais crítico e sensível que permita a análise dos diversos problemas de ordem ambiental e ecológica, a discussão e reflexão sobre suas causas e consequências, a compreensão sobre as medidas de cuidado individual e coletivo, a preservação e prevenção de problemas com o espaço comum, além da busca por alternativas de remediação e intervenção de ações possíveis, tanto de caráter individual ou coletivo que visam mitigar os efeitos desastrosos causados especialmente pela ação humana. Essas atividades impulsionam o protagonismo dos nossos estudantes à luz da investigação científica baseada em evidências com o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, discussão, elaboração e apresentação de protótipos.
Além de estabelecer metas claras, os 17 ODS também desempenham um papel importante na educação e na sensibilização da sociedade. Ao integrar a sustentabilidade às políticas públicas, às empresas e às ações cotidianas, eles estimulam uma mudança de mentalidade, promovendo uma cultura de respeito à casa comum e na promoção de uma ecologia integral, como vai dizer o Papa Francisco na Encíclica Laudato Si. A disseminação do conhecimento sobre esses objetivos ajuda a criar uma consciência coletiva de que a preservação ambiental é uma responsabilidade de todos, independentemente de idade, classe social ou origem. Dessa forma, os ODS não apenas orientam ações ambientais, mas também fortalecem o compromisso global com um futuro mais sustentável e equilibrado para as próximas gerações.
Mín. 15° Máx. 25°