A programação oficial do 13º Santos Jazz Festival será anunciada nesta quarta-feira, 25 de junho, durante uma jam session aberta ao público na Casa das Culturas, em Santos. O evento, que começa às 18h, contará com apresentações de artistas locais como Barbara Dias, Gab Veneziani, Gibi Wagner, Kadu Abecassis e Theo Cancello, entre outros nomes da cena musical da região. A entrada é gratuita.
O festival, reconhecido por sua proposta de democratização do acesso à música instrumental e suas vertentes, é considerado um dos principais do gênero no Estado de São Paulo. A diretora-executiva do evento, Denise Covas, destaca a expectativa para mais uma edição. “Estamos ansiosos para mais uma edição e temos certeza de que será um sucesso. Esperamos que todos possam nos prestigiar neste happy hour com música de qualidade e novidades, e claro, que venham ao festival no fim de julho”, afirma.
Durante o evento de quarta-feira, o público conhecerá os nomes que compõem o line-up do festival e o local da cerimônia de abertura, mantido em sigilo até o momento. Ao todo, estão previstas 13 apresentações ao longo de julho, com diversidade de estilos e fusões musicais que marcam o DNA do Santos Jazz Festival.
Segundo Jamir Lopes, diretor de produção do evento, a escolha da Casa das Culturas para o lançamento reforça o compromisso com o fortalecimento da arte em espaços públicos da cidade. “Mais uma vez escolhemos a Casa das Culturas que representa história e é um equipamento público que fomenta a arte na Cidade. Por isso, queremos que todos possam conhecer o local e prestigiar nosso festival preparado com tanto carinho.”
Desde sua criação, em 2012, o Santos Jazz Festival já realizou mais de 240 apresentações, com participação de mais de mil músicos e cerca de 300 horas de música. Também foram promovidas 45 oficinas com artistas convidados e músicos da cidade, envolvendo diretamente mais de 100 mil pessoas nas atividades ao longo das edições.
O festival homenageou nomes como Hermeto Pascoal, Cesar Camargo Mariano, João Donato, Egberto Gismonti, Monica Salmaso, Yamandu Costa, João Bosco, Leny Andrade, Hamilton de Holanda, entre outros ícones da música instrumental brasileira.
A curadoria do festival mantém a proposta de fusão de estilos, como jazz latino, cigano, hip hop, samba e blues, além de integrar a pauta da diversidade e da inclusão com ações voltadas às comunidades LGBTQIAPN+, PCDs, diferentes gerações e etnias. O evento também promove ações solidárias e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O 13º Santos Jazz Festival é realizado com recursos da Lei Rouanet e conta com patrocínio master da Santos Brasil e do Porto de Santos, além de patrocínio da DP World. A correalização é da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio cultural da Pinacoteca Benedicto Calixto e do Sesc Santos. Também recebe apoio por meio de emendas parlamentares dos vereadores Benedito Furtado, Bruno Orlandi, Cacá Teixeira, Chico Nogueira e Marcos Libório.
A programação completa será divulgada nas redes sociais do festival e no evento de lançamento nesta quarta-feira. A Casa das Culturas está localizada na Rua Sete de Setembro, 49, Vila Nova, em Santos.
Mín. 11° Máx. 27°