Nesta quarta-feira, 25 de junho, o músico e produtor cultural Cacá Silva será homenageado pelo Governo do Distrito Federal com a Medalha do Mérito Distrital da Cultura “Seu Teodoro”. A cerimônia está marcada para às 17h40, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, e celebra a trajetória de mais de três décadas de dedicação à cultura popular brasiliense, à inclusão e à valorização da memória artística do DF.
Aos 53 anos, Carlos Alberto Neves da Silva, conhecido artisticamente como Cacá Silva, é reconhecido por sua atuação como músico, apresentador de eventos, mestre de cerimônias, audiodescritor e curador da memória cultural da capital. Morador do INCRA 9, em Ceilândia, iniciou sua trajetória pública ainda nos anos 1980, com uma apresentação no Memorial JK. Anos depois, fundou a banda Imagem Obscura, origem da atual Banda Imagem, que foi reconhecida recentemente como Patrimônio Cultural Simbólico de Brasília por meio da Lei nº 14.836/2024.
Cacá Silva também é pioneiro na implementação da audiodescrição ao vivo em eventos musicais e culturais, atuando conforme a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e outras legislações que promovem acessibilidade. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições de saúde invisíveis, ele se apresenta como Pessoa com Deficiência (PcD) e utiliza sua experiência para fomentar a diversidade e o acesso à cultura.
Além de apresentações em eventos de grande porte — como as comemorações do aniversário de Brasília e réveillons públicos —, Cacá também atuou como jurado em diversos festivais locais, contribuindo para a formação de novos talentos. Entre eles, estão o FICO, Festicanto, Festival SESI de Música, Canta Ceilândia e o FEMEP.
Durante a pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2022, coordenou mais de 100 transmissões culturais online, ampliando o acesso à cultura em um momento de distanciamento social. Entre os projetos produzidos estão o “Brasília Viva Live Show” e o “Circuito Cultural das Cidades”, todos com recursos de acessibilidade.
Nos anos 1990, Cacá Silva foi responsável pela produção de eventos icônicos como a “Domingueira do Trem do Lago” e a “Domingueira da AABR”, além de apresentações com artistas como Belchior e Dominguinhos no Aerobar. Também se destacou na formulação e articulação de políticas públicas, sendo delegado em conferências e atuando pela criação do FAC-DF e pela volta da música ao vivo durante a pandemia.
Cacá Silva mantém um dos maiores acervos digitais sobre a cultura popular de Brasília, com mais de 1.900 vídeos publicados.
YouTube:
• Canal Cacá Silva Show: https://www.youtube.com.br/
• Canal Banda Imagem: https://www.youtube.com.br/
• Canal ASMAP DF: https://www.youtube.com.br/
Instagram:
• @cacasilvashow: https://www.instagram.com/
• @bandaimagem: https://www.instagram.com/
• @asmap_df: https://www.instagram.com/
Mín. 11° Máx. 27°