Num tempo em que a infância é atravessada por telas, agendas lotadas e estímulos excessivos, o Festival Em Cantos propõe um respiro. Criado para fortalecer os vínculos entre crianças e suas famílias por meio da música, o projeto chega à sua terceira edição com apresentações delicadas, workshops para educadores e experiências sensoriais externas à primeira infância. A programação acontece entre os dias 28 de junho e 20 de julho, em diferentes espaços culturais de Brasília, com entrada gratuita ou solidária mediante doação de 1kg de alimento, que será destinada ao Instituto Vida Positiva.
O Festival Em Cantos valoriza a música como protagonista de uma escuta sensível. Com oficinas para professores de musicalização infantil e espetáculos voltados para bebês e crianças, o projeto aposta na força da contemplação como experiência educativa, afetiva e artística. “Na era das telas e da prosperidade, criamos um espaço para que as famílias possam simplesmente estar juntas e viver a música com presença e encantamento”, destaca a equipe curatorial do projeto, assinado por Célia Porto, em parceria com a Escola de Música MIFÁSOL-LÁ.
A abertura do Festival acontece no dia 28 de junho, com o workshop “Batucadeiros”, voltado para professores de música da primeira infância, ministrada por Ricardo e Patty Amorim, do Instituto Batucar. A proposta é formar e inspirar educadores com atividades rítmicas corporais e criação coletiva.
No fim da semana seguinte, a cantora Clarice Cardell apresenta “Canções de Makuru” (5 de julho), um espetáculo especial para bebês, com músicas brasileiras que fogem do repertório comercial e convidam pais e filhos a compartilharem um espaço no chão, com escuta ativa e proximidade. No domingo (6 de julho), é a vez de “Gaia”, concerto para bebês com piano, clarineta e atuação cênica. A proposta é envolver todos os sentidos das crianças, com apoio de luzes, cores e gestos. Ambos acontecem na Escola de Música MIFÁSOL-LÁ (503 Sul) e na Sala Multiuso do Espaço Renato Russo (508 Sul), respectivamente.
A programação segue no dia 12 de julho com “Samba na Areia”, na Casa GOG (Guará II). A cantora Célia Porto, acompanhada pelo maestro Rênio Quintas e pelo percussionista Eduardo Bento, apresenta releituras da música popular brasileira em um show apresentado à primeira infância. Já no dia 20 de julho, a Sala Multiuso do Espaço Renato Russo recebe “Sapatos Mágicos”, uma história sem palavras contada por meio do sapateado de Victoria Oliveira e do piano de Plínio Carvalho.
Todos os espetáculos contam com uma intervenção artística de abertura, com vozes educadoras e monitores da Escola MIFÁSOL-LÁ, e acessibilidade em LIBRAS em algumas sessões. O Festival Em Cantos é uma realização que une arte, educação e afeto — uma celebração da escuta e da infância como tempo de presença.
Serviço
Festival Em Cantos – Música para Crianças
De 28 de junho a 20 de julho de 2025
Locais: MIFÁSOL-LÁ (503 Sul) e na Sala Multiuso do Espaço Renato Russo (508 Sul),
Programação gratuita ou solidária (1kg de alimento)
Instagram: @festivalemcantos
Informações: (61) 99189-8551
Programação completa:
28/06 – Oficina Batucadeiros
07/07 – Canções de Makuru (Clarice Cardell)
07/07 – Gaia (Concerto para bebês)
07/07 – Samba na Areia (Célia Porto, Rênio Quintas e Eduardo Bento)
Mín. 11° Máx. 27°