Crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos têm participado de oficinas gratuitas de circo como parte do projeto IntegrArte, desenvolvido desde maio no Centro Social Formar. A proposta, que segue até o fim de setembro, visa o fortalecimento físico, emocional e social de jovens em situação de vulnerabilidade por meio de práticas circenses. A iniciativa é idealizada pela OSC Ascetur e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC-DF).
As oficinas acontecem semanalmente e integram uma metodologia que mistura acrobacias, exercícios de equilíbrio, dança, criação cênica e uso criativo de objetos cotidianos como malabares, sacolas plásticas e cabos de vassoura. Além da manipulação de equipamentos circenses, os participantes também exploram bases de mão a mão e palhaçaria, atividades que estimulam o raciocínio e promovem o trabalho coletivo.
“O IntegrArte tem o objetivo de impactar não apenas as crianças e jovens, mas de maneira indireta, a comunidade que os cerca, uma vez que as atividades unem educação, cultura e o desenvolvimento comunitário dos participantes”, afirma Ana Sofia Lamas, presidente da Ascetur e coordenadora pedagógica do projeto.
Além das oficinas, o projeto prevê duas outras frentes: a formação gratuita de monitores e professores de circo, e uma série de espetáculos itinerantes no segundo semestre. O curso de capacitação abordará teoria e prática, incluindo temas como história do circo, organização profissional, sensibilidade artística e primeiros socorros. As inscrições estarão disponíveis em breve pelo perfil oficial do projeto no Instagram: @integrarteprojeto.
“As capacitações são realizadas em cinco encontros e pretendem formar multiplicadores, garantindo a continuidade e a autonomia do projeto”, complementa Sofia.
A terceira etapa do IntegrArte levará apresentações artísticas gratuitas a diversas regiões do DF. Os espetáculos ocuparão espaços públicos e comunidades, resgatando o circo de chão como expressão popular acessível e inclusiva. A proposta é difundir a arte como instrumento de transformação, especialmente em territórios fora do eixo central da cidade.
“O IntegrArte joga luz sobre um DF que pulsa para além do Eixo Monumental. No picadeiro improvisado de Taguatinga e das outras Regiões Administrativas por onde o projeto ainda vai circular, professores, artistas circenses em formação, crianças e jovens descobrem que é possível se equilibrar mesmo diante de desafios sociais e que rir é também uma forma de resistir”, destaca Lucas Lírio, produtor executivo da iniciativa.
As oficinas ocorrem no Centro Social Formar, associação vinculada à Paróquia São Paulo Apóstolo, que desde 1988 oferece apoio a famílias em situação de risco. Atualmente, o espaço atende cerca de 200 crianças e adolescentes, muitos filhos de mães solo e famílias com estrutura fragilizada.
A ASCETUR — Associação Cultural, Esportiva e Turística — é uma organização da sociedade civil que atua no Distrito Federal com projetos voltados ao desenvolvimento social, cultural e educativo de crianças e jovens. Em 2021, a entidade recebeu o Selo Social em reconhecimento ao seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. A organização atua de forma apartidária, sem fins lucrativos, investindo em inovação, empreendedorismo social e parcerias para promover inclusão e novas oportunidades nas comunidades do DF.
Serviço - IntegrArte
Oficinas de circo em andamento até setembro
Local: Centro Social Formar – Setor Habitacional Sol Nascente, Chácara 103, Taguatinga – DF
Segundas de junho, julho, agosto e setembro: manhã (9h30 às 11h) e tarde (15h às 16h30)
Realização: ASCETUR – Associação Cultural, Esportiva e Turística
Mais informações: @integrarteprojeto e @ascetur
Próximas etapas:
Capacitação de monitores circenses;
Apresentações artísticas gratuitas em diferentes regiões do DF.
Mín. 11° Máx. 27°