A viola brasileira ganha destaque em dois eventos importantes no início de julho em Brasília por meio do Projeto Violas Brasileiras. A iniciativa, que valoriza e difunde a música tradicional de raiz, será representada por artistas como Júlio José, Vivi Lopes, Moreno Overá, Dayane dos Reis e Antônio Galba.
Nesta terça-feira, 1º de julho, os violeiros Moreno Overá, Júlio José, Vivi Lopes e Dayane dos Reis participam da cerimônia de lançamento do Plano Safra 2025/2026, promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), no Palácio do Planalto, a partir das 13h. O evento reúne autoridades e produtores rurais, marcando o início do calendário oficial de crédito rural e incentivos ao agronegócio.
No fim de semana, dias 5 e 6 de julho, será a vez do show “Ser..Tão Brasil” abrir o Festival Brinca + do SESI Lab, também em Brasília. Com apresentação às 13h, o repertório será conduzido por Júlio José, Vivi Lopes e Antônio Galba. O festival é voltado ao público infantojuvenil e integra a programação de férias do SESI Lab, com entrada gratuita.
Segundo o coordenador do Projeto Violas Brasileiras, Júlio José, o repertório das apresentações inclui composições autorais e clássicos da música caipira, como obras de Rolando Boldrin, Almir Sater, João Bá e Dércio Marques. “Para nós do Projeto Violas Brasileiras é uma alegria abrir pelo terceiro ano consecutivo o Plano Safra do Governo Federal e receber esse convite para representar as Violas Brasileiras na abertura do Festival Brinca + do SESI LAB”, afirmou.
Criado para fortalecer a presença da viola como patrimônio cultural brasileiro, o projeto mantém ativa participação em eventos institucionais e culturais, promovendo a diversidade e a riqueza da música regional. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais pelo perfil @projetoviolasbrasileiras.
Serviço:
Projeto Violas Brasileiras
• Lançamento do Plano Safra 25/26
Data: Terça-feira, 1º de julho
Horário: 13h
Local: Palácio do Planalto, Brasília
• Festival Brinca + do SESI Lab
Datas: Sábado (5) e domingo (6) de julho
Horário: 13h
Local: SESI Lab, Brasília
Entrada gratuita
Mín. 11° Máx. 27°