Entre os dias 7 e 18 de julho, o Grupo Liquidificador abre inscrições para a nova edição da oficina de montagem Teatro Elétrico, projeto gratuito voltado à criação cênica coletiva. A iniciativa, que será realizada entre agosto e novembro, culmina na apresentação pública de um espetáculo autoral construído pelos próprios participantes. A oficina é destinada a maiores de 18 anos que residam no Distrito Federal e possuam alguma experiência com teatro ou performance.
Criado em 2016, o Teatro Elétrico chega à sua sexta edição mantendo o foco em processos colaborativos e na experimentação do teatro performativo. Neste ano, todas as pessoas selecionadas receberão ajuda de custo como forma de incentivo à permanência no curso, que reserva vagas para pessoas com deficiência, negras, indígenas, quilombolas e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+.
Ao longo da oficina, os participantes terão contato com todas as etapas da criação teatral, desde atuação e dramaturgia até figurino, cenário, iluminação e produção. As aulas serão ministradas por Fernanda Alpino, Fernando de Carvalho e Larissa Souza, integrantes do Grupo Liquidificador, com colaboração da artista Ana Quintas em workshops de iluminação cênica. O conteúdo une prática e teoria com base na trajetória de 15 anos do grupo em pesquisa e criação em artes da cena.
“Queremos estimular nos alunos a percepção crítica, a criação coletiva e o protagonismo artístico. A abordagem é voltada para o presente — subjetivo, social e político — que será refletido na montagem final”, explica a diretora Fernanda Alpino. O curso prioriza a atuação em cena, mas envolve os alunos em todas as demais áreas da produção teatral.
As atividades acontecerão no Ateliê EcoArte – Balaio do Cerrado, espaço cultural localizado no SHIP, Asa Sul, cercado por natureza e com fácil acesso ao transporte público. O ambiente é considerado pelos organizadores como parte integrante do processo criativo, incentivando o contato com elementos naturais como estímulo à criação.
O público-alvo inclui estudantes de artes, trabalhadores da cultura, professores, pesquisadores e interessados em expressão cênica que queiram aprofundar seus conhecimentos em teatro performativo.
Paralelamente à oficina gratuita, o Grupo Liquidificador também oferecerá um curso pago voltado a iniciantes. As aulas desta turma acontecem às terças-feiras, das 19h às 21h, a partir de 5 de agosto, na Trupe Trabalhe Essa Ideia (712 Norte), sob coordenação de Fernando de Carvalho.
Completando 15 anos de atuação em 2025, o Grupo Liquidificador reúne uma trajetória marcada por criações autorais, adaptações e ações de formação. Entre suas montagens estão A Cartomante, Aquário, TecnoMagia e A Resistível Ascensão de Arturo Ui. Para este ano, está prevista a estreia de uma adaptação de Frankenstein. O coletivo também atua no fortalecimento da cena local, promovendo eventos como a Confraternização do Teatro de Grupo de Brasília e intercâmbios com artistas de outras regiões do país.
As inscrições para o Teatro Elétrico podem ser feitas até 18 de julho, por meio de formulário online disponibilizado pelo grupo.
Inscrições pelo Google Forms (link disponível somente entre os dias 7 e 18 de julho):
https://forms.gle/
Aulas previstas de agosto a novembro de 2025, com montagem de espetáculo teatral autoral.
A realização desta edição do projeto foi viabilizada pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC - DF).
Para mais informações
Instagram: @grupoliquidificador / @cursoteatroeletrico
[email protected]
Mín. 11° Máx. 27°